infinito (1)
Relacionamento

Amizades finitas

Algumas pessoas ficam em nossas vidas por um breve período, no momento em que estão presentes, o vínculo é forte e a amizade parece ser eterna. E foi. “Que seja infinito enquanto dure”. O fato é que como tudo, amizades  são finitas.

Às vezes, pensamos serem amigas para todas as horas, até que num determinado momento, não podemos mais contar com elas. Trabalho, família, falta de tempo, entre outros tantos motivos que acabam por separar-nos.

Não podemos condenar um amigo, que por circunstâncias da vida, se afastou, tomou um caminho diferente do nosso e já não se faz presente como antes. Também não podemos passar uma vida a lamentar porque ele se foi.

Todo sentimento deve ser cultivado, senão desaparece. Por vezes, esmorece aos poucos, quando nos damos conta, ele morreu. Um bom exemplo é quando um antigo amigo faz uma festa e não nos convida. Isso já me aconteceu e por algum instante, me perguntei porque não fui convidada. Eu mesma pude me responder logo em seguida. Não há mais laços, assunto em comum, conversas, visitas. Então, percebi que não havia mais amizade, embora o carinho seja o mesmo, já não me senti ofendida por não ter sido convidada, tornou-se algo indiferente.

Dizem que amigos de verdade, o tempo e a distância não podem separar. Tenho minhas dúvidas. O que acontece quando reencontramos um bom e velho amigo, com o qual não temos mais contato, é trazer boas lembranças, rir e chorar do que passou. Nada mais do que colocar um momento num altar e venerá-lo por um instante e ali as lembranças ficam. Os amigos se despedem e cada um para o seu lado. Isso não é amizade. Isso é reviver momentos. Apenas.

Amizade é aquele número que sempre poderemos contar nos dedos e ela se resume em uma mensagem de vez em quando, a visita de quase sempre, a ligação, a presença física nem sempre é possível, é verdade, mas amizade é tudo aquilo que o outro pode nos dar sem querer nada em troca, nem que seja por um breve período.

Precisamos aprender a não julgar quem passou de presente para ausente, a vida é feita de fases e momentos. Devemos aceitar que nada e ninguém é eterno.

 

Escreva um comentário