2448_content_detox-diet
Bem estar

Dieta detox emagrece mesmo?

Oi, gente! Tudo bem?
É bem comum,  nessa época de festividades, as pessoas recorrem às dietas malucas para se livrarem das calorias adquiridas com tantos comes e bebes.

Hoje vamos aprender um pouco sobre a dieta detox. As receitas dessa dietas estão aos milhares por aí, prometendo perda de peso e “N” benefícios, que muitas vezes já me perguntei, “Será mesmo?”.

Para entender melhor, convidei a nutricionista Letícia Lacerda, para nos ajudar  com o detox.

“A dieta detox veio com o objetivo de propor ao indivíduo uma dieta saudável, que restringe alimentos com alto poder de intolerância ao organismo. Essa dieta promove uma desintoxicação e renovação do aparelho digestivo, eliminando toxinas que geralmente são introduzidas de alimentos que contêm corantes, conservantes, adoçantes, glúten, laticínios, café, álcool, além de muitos alimentos industrializados.

A dieta detox baseia-se na introdução de alimentos naturais, isenta de toxinas, onde são consumidos alimentos naturais, não processados, frutas orgânicas, carnes magras, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), leguminosas ( feijão, lentilha, grão de bico), cereais não refinados (arroz integral, quinua, amaranto), e muito líquido, uma vez que a água ajuda a eliminar  mais rapidamente as toxinas do nosso corpo.

O uso dessa dieta é indicado geralmente para pessoas que abusaram na alimentação e desejam eliminar as toxinas no seu organismo, e não para a perda de peso, apesar de ser reduzida em calorias, a perda de peso baseia-se de acordo com a taxa metabólica basal de cada indivíduo.

Dicas: evite guardar alimentos em potes plásticos e aquecê-los nesses recipientes, fique atento aos rótulos para saber quais alimentos contêm corantes, aromatizantes, edulcorantes, e espessantes, dê preferência as frutas de tamanho original (pequenas), prefira salada de folhas como alface, rúcula, agrião, cereais integrais além das castanhas, nozes e amêndoas.

Essa dieta, apesar de parecer uma dieta completa, pode apresentar carências nutricionais, como falta de calorias, além da falta de vitaminas e minerais vitais para o organismo, portanto deve-se procurar um profissional nutricionista para fracionar a dieta de acordo com a rotina de cada pessoa, bem como suas necessidades calóricas individuais.

 Fonte: site luciliadiniz.com                                                                                                                                        

Suco Desintoxicante:

2 unidades de maracujá

1 unidade de limão

1 folha de couve

1 colher de sobremesa de linhaça

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber em seguida.

A combinação de frutas cítricas com folhas verdes escuras como a couve são ótimas para a finalidade de desintoxicação, a ameixa também é uma boa opção, já que ajuda na regulação do sistema digestivo e na eliminação de resíduos pelo cólon.”

Se você tem alguma dúvida sobre a dieta detox, deixe nos comentários, a Letícia e eu teremos prazer em respondê-los.

Beijos, até a próxima!

 

Comentários (1)

Escreva um comentário